Meus testes sobre Deep Work

Desde que resolvi assistir a entrevista sobre Deep Work que eu venho fazendo alguns experimentos comigo mesmo e não é fácil mudar hábitos e vícios como o de pegar o celular sem motivo aparente de tempos em tempos.

Bem, então decidi mudar algumas coisas e tem sido positivo quando eu consigo, rs. (denovo, consistência é o que importa)

Deixar o celular longe

com o toque no alto e em modo não perturbe.

Assim o reflexo de pegar o celular diminui consideravelmente e eu não corro o risco de perder uma ligação (o que pode gerar uma certa ansiedade e vontade de ter o celular por perto por precaução)

É óbvio que eu esqueço de fazer isso com certa frequencia, mas quando eu lembro é muito bom e as vezes chego a ficar horas a fio sem olhar para a tela do celular e consigo mergular na atividade que estou fazendo por mais tempo.

Fazer a limpa nos APPs

Eu removi basicamente tudo o que eu olhava com frequência, com exceção do Whatsapp porque não tenho alternativa para usar ele em outro modo. Não sobrou nem o Telegram (sim eu uso bastante), nem o Mercado Livre e nem mesmo a OLX se safou dessa limpa.

É óbvio que os tradicionais foram juntos, Instagram, FB, etc…

O Resultado na redução do impulso em pegar o celular diminuiu consideravelmente mas eu ainda gostaria que o Whatsapp não estivesse por lá, mas ainda não consegui me livrar dele, até por isso a abordagem acima.

Aceitar que as vezes não ta rolando

No meio da última semana, eu estava um tanto quanto cansado e com muitas dificuldades de conseguir me concentrar e escrever o roteiro de um dos vídeos da mentoria do PJ101 e eu relutei por muito tempo até resolver dar uma parada e ir fazer outra coisa da vida que não fosse trabalhar na mentoria.

As vezes uma pausa de 15 a 30 min, seja para descansar, tomar um café ou desacelerar a mente é o que você está precisando e seu corpo está pedindo, sem que você dê ouvidos.

Ahh, para descansar tem que deixar de colocar informação pra dentro (aka Deixar o celular) só assim sua mente consegue dar uma pausa e realmente descansar e pegar um fôlego.

No final das contas, acho que nossa cabeça funciona igual ao nosso corpo fazendo atividade física, as vezes temos que parar para pegar um fôlego antes de continuar.

O que eu ainda não consegui

Ler com mais frequência, até o momento eu li um total de zero páginas de livros esse ano e já fazem, pelo menos, uns 6 meses que estou assim.

Meditar regularmente, meditei alguns dias, mas não consegui encaixar na rotina, o desespero para “começar o dia logo” as vezes não deixa, mas pelo menos estou conseguindo perceber.

O que eu consegui

Fazer atividade física regularmente acredite se quiser, eu estou conseguindo fazer algum tipo de atividade física com certa frequência e tem sido muito bom, apesar de não ser na intensidade adequada, ainda, mas tô fazendo, mesmo que pouquinho.

Melhorar a Concentração com toda essa mudança, talvez tenha sido o ponto que estou sentindo mais, está cada vez mais fácil ficar concentrado.

Isso é tudo por hoje, até amanhã :)

Se quiser receber uma atualização semanal do que eu escrevo aqui, é só colar o seu email abaixo.