No meu último post falei rapidamente sobre o pró labore, que é a forma como nos referimos ao “salário” recebido pelos sócios administradores da empresa.

Esse assunto geralemnte gera muita dúvida na galera que está começando, então se você já se fez alguma dessas perguntas abaixo, esse post é para você:

  • Mas eu tenho que declarar tudo que eu tirar da empresa como pró-labore?

  • A distribuição de lucro tem que ser proporcional?

  • Tenho que esperar o final do ano para distribuir lucro?

  • Vou ganhar X por mês, vou receber pró labore de quanto?

  • Pró labore paga imposto?

###Resumindo: Pró-labore é, contabilmente falando, o salário das pessoas que são sócias e se dedicam as atividades da empresa diretamente, os sócios administradores. Ou seja, tem a empresa como trabalho efetivamente e não são sócios investidores ou apenas cotistas que não participam do dia a dia das atividades.

Mas o que eu tenho com isso?

Se você está abrindo uma empresa, mesmo que sozinho, você tem muito com isso sim.

####Primeiro, que você tem que levar isso em conta na hora de calcular sua aliquota de impostos.

Segundo,

se você estiver enquadrado no simples nacional, como todo mundo deveria começar, esse valor pode impactar diretamente sua tabela do simples (aquele tal anexo V, III e o fator R)

Como definir o valor do pró-labore ?

Bem, esse valor pode ser qualquer coisa à partir de um salaário mínimo, o que pode ser decisivo na quantidade de imposto que você vai pagar.

Sabe porque?

Porque pró-labore tem recolhimento de INSS e IRPF e é considerado gasto com folha de pagamentos (salários).

Mas porque isso é tão importante?

Se você está abrindo uma empresa, mesmo que sozinho, optando pelo simples nacional tem uma coisa muito importante que se chama fator R

Basicamente, é um if, uma condição especial, que fala:

Quando o fator “r”, que representa o resultado da divisão da massa salarial pelo faturamento nos últimos 12 meses, for igual ou superior a 28%, a tributação será na forma do Anexo III da LC 123/2006.

Não entendeu?

O Anexo é a “tabela” de impostos do simples, então basicamente você sai do Anexo V e vai para o Anexo III, mas como tudo nada vida, não são só flores nesse caminho.

À medida que você aumenta o seu pró labore, você também aumenta o seu INSS e seu IRPF, então fique de olho para não achar que você vai passar a pagar 6% e pronto, a conta não é tão simples assim.

As tabelas do simples estão disponveis nesse link

Como fica essa conta afinal, Hugo? Calma que vai dar tudo certo, vou escrever sobre isso no futuro