Eis que o fim do ano chegou, apesar de saber que isso não muda muita coisa na prática, a mudança de ano tem um significado muito forte em muitos de nós, como se o novo ano representasse um novo ticket de entrada, um capítulo em branco, pronto para contar uma história ainda melhor.

Tudo bem, eu sei, estamos meio tralmatizados com o último capitulo da nossa história, foram muitas aventuras, mudanças repentinas e desafios dos mais diversos tipos.

Esse ano me fez reforçar ainda mais em mim a sequinte frase:

O mundo não está nem ai pro seu planejamento

Não me entenda mal, eu não sou pessimista, mas a verdade é que o mundo e a natureza tem seu próprio tempo, seu próprio andar e você enquanto ser, tem que entender que apesar de, muitas vezes, as coisas conspirarem a nosso favor, elas não estão a nosso serviço.

Gosto de pensar no mundo como o mar e eu como o surfista, não sou eu que defino a tábua de marés ou quando chove, faz sol, mas sou eu quem decido quando entrar no mar e quando ficar em casa. Pra mim a vida é da mesma forma, eu não consigo controlar a natureza, mas eu consigo decidir para onde quero ir, com quem quero estar e como vou lidar com as mudanças que vão acontecendo no ambiente.

Tchau 2020, review

Meu ano em um parágrafo:

Esse foi um ano de grandes desafios para todos e eu não fiquei de fora, começei o ano perdido, perdi pessoas importantes, me aproximei de outras, arrumei um emprego, tive burnout, começei a fazer terapia, pedi demissão e fui empreender.

Começando do começo…

Em janeiro eu estava procurando emprego, louco de ansiedade e com o sonho de empreender na barriga, mas sem conseguir fazer nada prático. Eis que um amigo me indicou para uma vaga e começei a trabalhar com ele ajudando a entrosar o time de tecnologia e de negócios.

Bem, eu falhei miseravelmente, não por falta de habilidade técnica, mas por deficiencias nas minhas habilidades de comunicação e de inteligência emocional.

Poucos meses de trabalho e eu tive uma crise de burnout bruta, o que me fez procurar um psiquiatra, ele me receitou um remédio para ansiedade e me orientou a fazer terapia com um psicólogo.

Bem, lá fui eu começar a tomar remédio e fazer terapia, no incio a terapia era um grande momento de desabafo e parecia ser o apoio que eu precisava, mas toda semana eu tinha a sensação de estar na estaca zero novamente, como se aquilo fosse a cura momentanea para o que eu estava sentindo. Eu persisti, pela primeira vez, eu persisti mesmo quando tinha a sensação que estava começando a estagnar.

Passados dois ou três meses de terapia, eu consegui me entregar de corpo e alma para esse processo, começei a ver a evolução dos nossos papos de quarta de manhã surtirem um efeito mais duradouro e prático ao longo da semana.

Mais alguns meses e em outubro eu decidi realmente pedir demissão, apesar de ter amenizado muito os fatores que causaram o meu burnout, eu sentia que estava no lugar errado, fazendo a coisa errada.

Enfim empreendendo

Nesse meio tempo, veio a ideia de colocar em prática uma ideia antiga, que nasceu lá em 2018, quando ajudei o meu amigo Renzo, do PythonPro, a entender como funcionava a parte prática de se ter uma empresa e como lidar com o nosso nada complicado governo.

Bem eu pensei, pensei, rabisquei, procastinei e enfim nasceu o PJ 101. Um espaço onde eu quero compartilhar meus conhecimentos sobre administração e ajudar os empreendedores iniciantes a entenderem as regras do jogo, na prática, sem teorizar muito e sem banho motivacional.

No inicio, tudo parece ser fácil, olhando de fora, parece ser moleza colocar um produto digital na internet, as pessoas compram, vc ganha dinheiro e fim de papo.

MAAAS, não é bem assim que funciona, apesar da possibilidade de alcance da internet ser grande, colocar um site no ar e não trabalhar na divulgação é como montar uma loja em uma rua sem saída, com as portas fechadas e ainda esperar que aparecam clientes.

Por sorte, eu participo de alguns grupos e tenho amigos que me ajudaram e muito nesse processo, a galera do indie hackers BR me fez parar de procrastinar várias vezes, tomei várias chamadas de atenção, que eu estava me preocupando demais com detalhes e esquecendo de focar no que realmente importa.

Resultados e Aprendizados de 2020

  • Esse ano, consegui lançar o PJ 101
  • Tenho 04 clientes pagantes
  • Gastei um total de R$ 80 reais
  • Descobri que marketing digital é muito, mas muito, mais do que postar nas redes sociais
  • Sei que preciso melhorar a minha capacidade de comunicação e marketing
  • Entendi que o sucesso não vem da noite pro dia e que o medo do fracasso é meu maior obstáculo

Empreender é uma jornada que se parece mais com uma maratona do que com uma corrida de 100 metros, é necessário treinar todos os dias, refletir sobre os erros e acertos toda semana, ajustar a rota sempre que necessário, pedir ajuda e compartilhar o que se está fazendo para permitir que outras pessoas possam te ajudar, mesmo que com um pequeno feedback em um grupo de whatsapp ou telegram. Enfim, Empreender é um esporte, que você treina e compete todos os dias, faça chuva ou faça sol, não tem classificação é só você contra você mesmo, todo santo dia, o tempo todo. Mas isso não quer dizer que você está sozinho, procure quem está querendo fazer o mesmo que você, nem que seja uma só pessoa, ela pode te dar aquele ar extra para te fazer continuar.

2021, vem ni mim!

Eu pensei muitas coisas, pensei em colocar um monte de meta que eu venho colocando ao longo dos anos e venho falhando miseravelmente ano após ano, então depois de ler esse blog post do Pat Walls eu resolvi me comprometer com uma só coisa.

Cuidar da minha saúde física e mental

E para isso eu pretendo:

  • Escrever aqui nesse blog, diariamente.
  • Fazer exercicios físicos regularmente.
  • Retomar o cuidado com a alimentação.

Como resumo da ópera que aprendi no post do Pat Walls, manter meu corpo e mente bem é a chave para garantir que eu possa ter sucesso em 2021.

Até amanhã pessoas :)